O termo Euribor surgiu em 1999, aquando da introdução do Euro – a moeda única da União Europeia. Dado este contexto, ele baseia-se em taxas de juro médias estabelecidas por 32 dos principais bancos europeus, excluindo-se os valores extremos – os 15% mais altos e os 15% mais baixos.
Assim, a Euribor pode ser definida como uma média dos juros praticados por um painel de bancos da zona Euro, nos empréstimos que fazem entre si, num determinado prazo. Por exemplo, num Crédito Habitação, a prestação mensal que o consumidor tem de pagar inclui a amortização do capital e os juros, que são constituídos pela Euribor e pelo spread.
Na maior parte das vezes, a Euribor é mencionada como se fosse apenas uma taxa, mas isso não corresponde à realidade. Na verdade existem 8 taxas Euribor diferentes. Cada uma das taxas tem um prazo diferente – 1 ou 2 semanas, 1,2,3,6,9 ou 12 meses. Em Portugal, a Euribor a 6 meses é o principal indexante no crédito à habitação e a 3 meses é a mais recorrente nas empresas. Esta taxa tem um especial impacto nos empréstimos à habitação, sendo que quando estas taxas caem, o custo do crédito diminui, assim como quando aumentam, fazem subir os encargos com o crédito.
É fixada diariamente, e anunciada por volta das 10h (hora de Lisboa) pelo Banco Central Europeu, assumindo, por isso, valores variáveis. Os valores da Euribor mais elevados pertencem aos prazos mais alargados e os valores mais baixos aos prazos mais curtos. Normalmente a Euribor a 12 meses ronda os 0,19% e a Euribor a uma semana anda à volta dos 0,38%, aproximadamente.
Se pensa em pedir um Crédito Habitação fale com a AMCO Crédito e encontre as opções de crédito mais claras e ajustadas às suas necessidades.
Fique a par de todas as novidades da AMCO Intermediários de Crédito: Facebook | Instagram | LinkedIn