fbpx

O Banco de Portugal desce a taxa de esforço e o acesso ao crédito vai ser mais facilitado

Como o atual limite implementado dificulta o acesso ao crédito, o Banco de Portugal vai rever as taxas de esforço para aumentar o acesso ao Crédito à Habitação.

Com a subida das taxas de crédito nos últimos meses, torna-se cada vez mais restrito o acesso ao crédito. Por este motivo, o Banco de Portugal vai diminuir a taxa de esforço quando concedem um empréstimo às famílias.


Clara Raposo, Vice-Governadora do Banco de Portugal, deu uma entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, onde revelou que a decisão ia ser tomada ainda este ano, na contratação de novos créditos, de forma a “desapertar” uma medida de acesso ao crédito que se tornou demasiado restritiva com a escalada das taxas de juro no último ano. 


O Banco de Portugal anunciou, na semana passada, a descida da taxa de stress de 3% para 1,5%, no Crédito Habitação, facilitando assim o acesso a crédito por parte dos consumidores.


Mas afinal, o que é a taxa de stress?

A taxa de stress foi criada pelo Banco de Portugal de forma a diminuir a falta de pagamento das prestações. É uma taxa adicional ao Spread (e Euribor, no caso do Crédito Habitação) onde, com a combinação de ambas, é calculada a taxa de esforço para analisar a possibilidade de aceder a crédito, ou não, por parte do banco ao consumidor.


Esta mudança da taxa de stress associada ao Crédito Habitação e no Crédito ao Consumo irá facilitar a aprovação dos pedidos de crédito dos consumidores.


Assim, as mudanças nesta taxa de stress que irão acontecer relativamente ao prazo de pagamento do crédito, ou seja, num crédito num prazo até 5 anos (inclusive) irão passar de 1% para 0,5%, entre 5 e 10 anos (inclusive) passará de 2% para 1% e num crédito num prazo superior a 10 anos, passará de 3% para 1,5%.


Assim, nos próximos dias, irá começar o processo de consulta pública, onde diversos bancos e financeiras darão os seus contributos sobre esta medida ao Banco de Portugal. Este processo irá demorar cerca de 30 dias o que irá fazer com que esta medida só entre em vigor no fim de setembro ou início de outubro.

Artigos Relacionados

Sobre
Prémios & Distinções

Vencedores Prémio Cinco Estrelas, pelo 2º ano consecutivo

Sobre
Crédito Habitação, Dúvidas & FAQ's

A sua prestação de Crédito Habitação está muito alta? Deve fazer uma Transferência ou aceder à Moratória? Saiba tudo!

Sobre
Crédito Habitação, Dúvidas & FAQ's

Quando e como posso transferir o meu Crédito Habitação

Sobre
Dicas financeiras

6 dicas para poupar nas suas férias

Fale com a Especialista

Crédito
De quanto preciso?
Prazo?
meses
Mensalidade
*Prestação mensal indicativa, sem inclusão de seguros, taxas e/ou despesas eventualmente aplicáveis.