Quer comprar casa mas não sabe por onde começar? Deixamos-lhe um guia para comprar a casa ideal em 3 passos.
1.º passo: Qual a casa que preciso?
Comece simplesmente por se perguntar: “que tipo de casa preciso?”. Para responder a esta questão, pense no espaço de que realmente precisa, dependendo do número de pessoas vão morar na sua casa. Nesta fase deve olhar para o seu presente e tentar projetar a sua vida no futuro, idealizando o tamanho que o seu agregado familiar terá e quais as necessidades que poderão ter.
Ao escolher o tamanho ou a tipologia da sua casa, deve também ter em mente o facto de que quanto maior for a casa maiores serão as despesas que terá com ela. Por muito que ter uma grande mansão faça parte dos seus sonhos, na maior parte das vezes esse é um peso financeiro muito difícil de suportar. Quando estiver a equacionar essa hipótese imagine os encargos com a manutenção, aquecimento e ainda os impostos que terá de pagar.
Depois de escolher o tamanho e o tipo de casa, é fundamental escolher criteriosamente a localização. Quer morar perto do trabalho, dos familiares, de uma grande cidade ou da escola dos seus filhos? Tem de perceber quais as variáveis mais relevantes para o seu conforto e também para a sua carteira. À primeira vista ter uma casa perto do trabalho pode parecer a solução mais económica, mas por vezes pode não o ser, se, por exemplo, as casas nesse local estiverem com um preço muito inflacionado, ou se tiver de percorrer muitos quilómetros para aceder a outros locais de ida recorrente. Na sua lista de prós e contras relativamente à localização deve incluir a proximidade a escolas, hospitais, supermercados e espaços verdes.
Na escolha da casa em si, há algumas características que não deve também descurar como a qualidade global da construção, o isolamento térmico e acústico, o estado da canalização, a disposição de luz e os acabamentos. Lembre-se que esta é uma escolha com a qual terá de viver muitos anos, ou até mesmo para sempre, por isso se algum destes aspetos não é do seu agrado pense desde logo que um dia terá de fazer um investimento extra para corrigir esses aspetos.
Por último, importa referir que na compra de uma casa, deve sempre seguir o desejo do seu gosto pessoal. A compra de uma casa implica um grande investimento e, muitas vezes, alguns sacrifícios, por isso certifique-se que escolheu um lugar que realmente gosta para viver. Por vezes, pode ser mais vantajoso gastar um pouco mais na compra da primeira casa, escolhendo uma casa da qual se gosta mesmo, do que gastar menos dinheiro nesta primeira compra e passados apenas alguns anos acabar por gastar imenso dinheiro em obras ou até a trocar de casa.
2.º passo: Quais são os cuidados legais que devo ter?
Agora que já escolheu a casa que quer comprar deve ter em mente que existem alguns cuidados legais aconselháveis para efetuar a compra. Antes de fechar o contrato, deve deslocar-se à Conservatória do Registo Predial da zona em que se encontra a casa e verificar se o vendedor é o verdadeiro proprietário da habitação. Através desta consulta, vai descobrir se não existem hipotecas ou penhoras sobre o imóvel. Também nas Finanças deverá averiguar se a casa que pretende comprar está livre de herdeiros ou inquilinos e se o pagamento do IMI está em dia.
Outro documento legal fundamental é a Ficha Técnica da Habitação, que pode consultar na Câmara Municipal. É neste documento onde pode consultar as principais características técnicas e funcionais da habitação, incluindo o seu certificado energético (que passou a ser obrigatório em 2013).
Por fim, fique a saber que embora não seja obrigatório, o contrato-promessa pode ser um instrumento de especial importância para quem quer garantir a celebração do contrato definitivo. Se é este o seu caso, peça para que este primeiro contrato seja celebrado de modo a não perder a oportunidade de comprar a casa que escolheu.
3.º Como encontro o Crédito Habitação ideal?
Como já referímos, existem algumas táticas para encontrar o crédito à habitação mais barato. Por exemplo, esperar até ter 25 anos, ter 2 titulares no seu pedido de crédito ou entregar uma entrada inicial significativa são formas válidas de conseguir um crédito significativamente mais económico.
Além destas dicas, deve procurar o timming certo para fazer a compra, já que os preços das casas são influenciados por diversos fatores relacionados com a lei da oferta e da procura. Contudo, e principalmente se não é da área financeira, não há nunca melhor opção do que escolher profissionais experientes para encontrarem a melhor proposta de Crédito Habitação para si.
Na AMCO Intermediários de Crédito trabalhamos no sentido de apresentar sempre a opção que melhor se ajusta às necessidades dos nossos clientes. Se está a pensar comprar casa, confie na vasta experiência dos profissionais da AMCO Intermediários de Crédito e ganhe a certeza de que fez a melhor escolha.
Fique a par de todas as novidades da AMCO Intermediários de Crédito: Facebook | Instagram | LinkedIn