Se está à procura de Crédito Habitação, de certeza que já ouviu falar da FINE. Hoje esclarecemos-lhe o que é e dizemos-lhe 10 informações que devem constar na FINE.
É através deste documento que consegue comparar as várias propostas de crédito à habitação entregues pelos bancos e, por isso, a sua análise é fundamental para a escolha do melhor Crédito Habitação. Desde 2018 que a FIN (Ficha de Informação Normalizada) passou a ser designada por FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), já que este documento se começou a reger por um conjunto de normas europeias transversais a todos os países da União Europeia.
Sempre que fizer uma simulação de Crédito Habitação, tem direito a receber uma FINE que reflita as características do empréstimo proposto e aprovado pela instituição bancária. Para uma melhor análise deste documento, deve estar ciente das informações que irá encontrar. Assim, numa FINE devem invariavelmente constar várias informações, além das seguintes:
- A informação de identificação do Mutuante (banco que está a apresentar a FINE);
- Intermediário de crédito, caso exista;
- Principais características do empréstimo (montante do empréstimo, prazo, tipo de empréstimo, tipo de taxa, montante total a reembolsar (MTIC) e o custo a pagar por cada EUR emprestado, garantias exigidas e valor presumido do imóvel para o efeito;
- Taxa de juro, Spread e outros custos aplicáveis ao empréstimo (taxa anual nominal (TAN), taxa anual de encargos efetiva global (TAEG); Seguros exigidos, comissões e outros custos associados ao contrato;
- Periodicidade e número de prestações;
- Montante da prestação;
- Quadro de reembolso indicativo (quadro de reembolso do empréstimo, na informação adicional à FINE);
- Obrigações adicionais (Conta de depósitos à ordem, Seguros exigidos e Vendas associadas facultativas (informação sobre os produtos e serviços financeiros contratados como vendas associadas facultativas, se aplicável);
- Reembolso antecipado (informações sobre o reembolso antecipado este total ou parcial;
- Características flexíveis (possibilidade de transferência do empréstimo para outro credor ou imóvel, mediante análise prévia).
A terceira informação que referimos passou a ser um item obrigatório em todas as FINE dos bancos recentemente, sendo um excelente indicador para entender se está perante um Crédito Habitação económico. Como pôde notar, o spread é uma das informações obrigatórias na FINE, mas embora muitas pessoas ainda não estejam cientes disso, outros indicadores como a TAEG e MTIC assumem uma importância muito maior, uma vez que lhe dizem quanto irá no total custar o seu Crédito Habitação.
Embora existam outras informações que pode encontrar na FINE, a estrutura dos documentos não difere muito, por norma, entre as instituições bancárias, o que facilita imenso na hora de fazer todas as comparações. Esteja atento a este documento e caso fique com dúvidas, não hesite em questionar o seu intermediário ou a própria instituição bancária.
Na AMCO Crédito, temos uma equipa de profissionais experientes que o podem ajudar a encontrar as melhores propostas e a tomar a decisão mais acertada. Fale com os nossos especialistas e encontre uma solução de Crédito Habitação à sua medida.
Fale connosco para mais informações: 📞 912 608 364 | 📞 252 321 263